CAMB

MENU

Órgãos Sociais

BIÉNIO DE 2017/2018

Assembleia Geral

Presidente – Eng. José Pires

Vice-Presidente – Alexandre Crespo

Secretário – Diogo Carvalho

 

Direcção

Presidente – Mestre João Coutinho

Vice-Presidente – Joaquim Graça

Tesoureiro – Dr. Pedro Santos

Secretário – Dr. Luís Marques

Vogal – Miguel Bernardino

 

Conselho Fiscal

Presidente – José Marques

Secretário – Paulo Bernardino

Relator – José Morais

 

Diretor Técnico

Mestre João Coutinho

1620420_791758377534494_3707894395875076306_n

Contando com mais de 42 anos de prática de Karate-Do e 40 de ensino, o Mestre João Coutinho, para além de sócio fundador da nossa associação (sócio N.º 1), é o praticante com maior antiguidade e experiência dentro da UPKD.

Possui a graduação de 5.º Dan Karate-Do Shotokai (o nível mais alto reconhecido internacionalmente pela linha KDS) e 4.º Dan Okinawa Kobudo, bem como os títulos de Treinador de Nível 3 da Federação Nacional de Karate – Portugal e Treinador de Desporto de Karate – Grau IV – pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, sendo actualmente o nosso Director Técnico Nacional e Presidente do Conselho Técnico-Pedagógico.

Iniciou a sua prática de Karate em 1973 sob o ensino do Mestre Raul Cerveira, um dos pioneiros e grande impulsionador da modalidade em Portugal, tendo-se tornado o seu primeiro aluno a obter a graduação de 5.º Dan.

Ao longo do seu percurso nas artes marciais, tem sempre mantido um espírito de abertura perantes outros estilos de Karate e outras modalidades, tendo participado em diversos estágios nacionais e internacionais, inclusive com alguns dos mestres mais reconhecidos mundialmente, o que, a par da sua dedicação nos seus treinos pessoais e na melhoria da sua arte lhe grangeou grande respeito e reconhecimento entre os seus pares, independentemente das escolas ou linhas de prática.

O seu interesse por outras artes marciais levou a que, em 1995, se iniciasse na prática de Okinawa Kobudo, sob o ensino do Mestre Elmano Caleiro, que introduziu a modalidade em Portugal. O seu entusiasmo e iniciativa em partilhar os conhecimentos obtidos contribuíram para que desse, também aqui, um importante impulso ao desenvolvimento da modalidade em Portugal.

Ao longo dos seus anos de ensino, o Mestre João Coutinho formou já dezenas de cintos negros, tanto em Karate como em Kobudo, bem como vários instrutores. As suas aulas e estágios são caracterizados pela exigência e pelo rigor a nível técnico, sendo que, ainda hoje, o Sensei João Coutinho faz questão de manter a sua prática pessoal em dia e de demonstrar na primeira pessoa aquilo que ensina.

É de salientar também na sua carreira o facto de além de ter fundado a UPKD, ter sido também sócio fundador da APK-Associação Portuguesa de Karate-Do e do seu clube actual o Centro de Artes Marciais de Benfica – CAMB, associações onde desempenhou várias funções com destaque para a área técnica. Foi sócio fundador também da ADASE – Associação Dinamizadora de Actividades Sócio-Educativas

No campo federativo foi membro do Conselho Técnico da FPKDA- Federação Portuguesa de Karate e Disciplinas Associadas, bem como membro da Comissão de Graduações da Federação Nacional de Karate – Portugal.

Foi também membro do Conselho Superior de Arbitragem da FPKDA e o primeiro português a obter a categoria de Árbitro Internacional de Karate da EKU – European Karate Union em Génova, Itália, 1988.

Mais tarde, em 1992, integrou ainda a Equipa Técnica para o 17º Campeonato da Europa de Karate de Cadetes, Juniores, Senhoras – Portugal e a Equipa Técnica para o XI Campeonato do Mundo de Karate Senior – Granada – Dezembro.

Com formação muito eclética em vários desportos, foi consultor e formador de várias acções de federações, mas também de outras entidades como Faculdade de Motricidade Humana e Escola Superior de Dança e Ballet Gulbenkian.